0

O encontro de Gordon Melton e Dax Stokes

Gordon Melton é uma referência mundial quando o assunto orbita a esfera vampírica, seu livro mais conhecido a "Enciclopédia dos Vampiros" publicado duas décadas atrás (e que o conteúdo infelizmente nunca mais foi atualizado em português) ainda hoje é uma fonte inesgotável sobre o tema. Dax Stokes aos poucos vem se tornando bastante conhecido por seu trabalho como bibliotecário e resgatando a memória e dignidade Vamp; Compartilhamos agora este artigo dos nossos parceiros internacionais Vamped.org - traduzido brilhantemente pelo Marcos Sechi, da Luna Revisões

Luna

Poderia agora formar longas mesas diante de mim, mesas de uma solidão antiga. E sobre estas, repousar pilhas e pilhas de livros – volumes encadernados com couro arruinados e capas douradas que pegaram um vislumbre da minha vela flamejante [...] Ali estavam grandes fólios e edições encadernadas em couro suave, e fileiras dos volumes mais modernos em longas prateleiras. De fato, nós estávamos cercados; cada parede parecia estar forrada com livros [...] Era um armazém acima de qualquer comparação, e comecei a me coçar a despeito de abrir alguns destes livros, tocar os manuscritos em suas bandejas de madeira. Drácula virou, segurando sua vela no alto [...] Seus olhos eram muito brilhantes, “O que pensa de minha livraria? ” “Parece uma – coleção notável. Uma casa do tesouro.” Eu disse. (Kostova 2005, 573)

Não é surpresa que eu, como um bibliotecário interessando em tudo sobre Drácula e a Europa Oriental, seria atraído para o romance de 2005, The Historian de Elizabeth Kostava. Ele contém quase todas as minhas obsessões em um livro. O Professor Rossi, o personagem falando na passagem acima, descreve a livraria do Drácula com tal admiração e detalhe, que como um bibliotecário, fiquei tanto com inveja como excitado em apenas ler suas palavras.

Bem, estou feliz em dizer que, durante a Semana do Saco Cheio de 2015, fui capaz de representar esta cena ficcional na vida real. Eu, na posição de Rossi, fiz uma pequena viagem para a casa do famoso estudioso de vampiros, o Dr. J. Gordon Melton. O Dr. Melton é o autor de The Vampire Book: The Encyclopedia of the Undead (1994; 1999; 2011), The Vampire Gallery: A Who’s Who of the Undead (1998), VideoHound’s Vampires on Video (1997), e a bibliografia a ser lançada, The Vampire in Folklore, History, Literature, Film and Television (2015).

Tentei contatar o Dr. Melton por alguns anos, desde que ele vive razoavelmente próximo de mim, e tudo pareceu se acertar para ser este o momento. Quando cheguei em sua casa, o Professor Melton me levou para uma sala apenas por alguns minutos, foi nesta sala que primeiro notei os livros. Minha primeira reação, vendo algumas capas de livro, foi algo próximo de “Wow, ele tem muitos livros sobre vampiros. ” Meus amigos, “muitos livros” é o eufemismo do século!

Após conversarmos por alguns minutos, o Dr. Melton me convidou para um passeio por sua coleção. Pensei que ele iria me mostrar esta sala, que já era impressionante para mim. No entanto, ele me levou para uma sala de estar maior, as paredes completamente forradas com prateleiras cheias. Estava começando a sentir a excitação que Rossi descreveu ao admirar a biblioteca de Drácula. De fato, uma parede inteira era dedicada a diferentes edições do romance de Stoker.

Dax2

Parede de J. Gordon Melton com os livros de Drácula. (Foto: Dax Stones)

Mas o passeio ainda não tinha acabado. A coleção do Dr. Melton continuou através de sua casa. Existiam ainda mais livros, filmes, cartazes, revistas em quadrinhos, e autógrafos. A coleção de uma vida inteira. Esta é realmente uma das mais completas e impressionantes coleções no mundo.

Sem arriscar muito, diria que o número de itens está na casa de milhares, e estão organizados por assunto e/ou gênero. Muito da coleção serve como base para sua nova bibliografia. Fiquei especialmente impressionado com a coleção de Drácula, mostrada acima, e eu estava muito interessado em sua coleção de livros sobre folclore e vampiros no geral.
Dax3 Visão próxima da incrível coleção do Melton sobre folclore e vampiros. (Foto: Dax Stokes)

Após ter feito um passeio por sua coleção, sentamos e conversamos por muito tempo, perguntei se estaria disposto a autografar minhas cópias de The Vampire Book e The Vampire Gallery. Não apenas estava mais do que disposto, como me deu cópias de livros que ainda não possuía!

Dax4

“Tenha uma boa vida sangrenta. ” (Foto: Dax Stokes)

E ele não parou ali. Também permitiu que olhasse algumas das cópias duplicadas de livros, e quando finalmente saí, tinhas cerca de duas caixas com livros para a minha própria coleção. Foi uma primeira reunião maravilhosa, e a precursora de muitas grandes coisas a vir. Espero que seja possível visitar novamente o Dr. Melton e sua maravilhosa coleção muito em breve.

Interessantemente, o Dr. Melton não é o único autor de vampiros em minha área. Apenas dois dias depois do meu encontro com o professor, me vi tomando café com o folclorista Michael Bell, autor de Food for the Dead: On The Trail of New England’s Vampires (2001; 2011). Dr, Bell também pode ser encontrado online em Vampire’s Grasp e Food for the Dead.

Dax5

Stokes com o Dr. Michael Bell, especialista em vampiros de New England, 20 de março de 2015. (Foto: Dax Stokes)

Frequentemente tenho dito em minha palestra na Mercy Brown, o mais famoso vampiro da América em Rhode Island. Dr, Bell era um folclorista na Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico de Rhode Island por muitos anos, e passou sua carreira estudando muitos, mas muitos casos no que é referenciado como o Pânico Vampírico de New England em meados de 1800.

Seu livro é uma maravilhosa coleção de experiências em primeira mão de seu tempo explorando diversos sítios em New England, onde numerosas exumações de supostos “vampiros” aconteceram desde o século dezoito até o começo do século vinte. Tivemos uma conversa muito interessante sobre seu trabalho, escrevendo e publicando livros. Também conversamos sobre algumas ideias para conectar outros estudiosos em vampiros no Texas, desde existem apenas alguns poucos. E claro, ganhei uma cópia do livro autografada!

Dax6

“ Para Daz, foi um grande prazer conhecer outro caçador de vampiros em North Texas. Boa Caçada! ” (Foto: Dax Stokes)Tive muita sorte em encontrar com o Dr. Bell quando consegui, desde então ele divide seu tempo entre Rhode Island e Texas. Mas, assim como com o Dr. Melton, este encontro foi o começo de bons tempos por vir.

Referências

Dax Stokes possui o blog The Vampire Historian e apresenta seu próprio podcast; sua cobertura sobre os livros do Dr. Melton está disponível no episódio intitulado “The Librarian Meets the Collector” (25 de março de 2015). Se mantenha atualizado sobre suas postagens ao curtir sua página no Facebook e seguir no Twitter. Luna  
Click to share thisClick to share this