0

Only Lovers Left Alive: Filme retoma clima underground de Fome de Viver e traz Tom Hiddlenston como vampiro

OnlyLoversLeftAlive

Já nas fotos de promoção percebemos que este filme de vampiro tem um "climão" underground que invariavelmente nos remete ao célebre “The Hunger – Fome de Viver” clássico dos anos 80 com David Bowie, Catherine DeNevue e Susan Sarandon – bem como a inesquecível participação de Peter Murphy cantando “Bela Lugosi´s Dead”. Na história temos um romance de séculos entre um casal de vampiros, já cansados da sociedade que vivem. São interpretados por Tom “Loki” Hiddlenston  (o meio-irmão de Thor e o vilão dos Vingadores) que vive como músico underground em Detroit e sua misteriosa amante interpretada por Tilda Swinton (cujo o jeitão da personagem lembra demais DeNevue).O pivô da separação acaba sendo a incontrolável irmã-caçula da personagem de Tilda, que é interpretada pela Mia Wasikowska (a Alice do filme de Tim Burton e também do suspense: Segredos de Sangue).

Recentemente (6;09.2013), lá cidade de Toronto, Erico Borgo o editor do site Omelete, assistiu ao filme e nesta sexta-feira 6 de Setembro disparou uma crítica interessante ao filme - que ele acredita que recorde mais o quadrinhos de Neil Gaiman, do que própriamente o célebre Fome de Viver, vamos a ela:

Only-Lovers-Left-Alive-poster-20Mai2013Ainda que os vampiros estejam saturados na cultura pop, é sempre interessante ver o que um diretor do qual não se esperaria um filme do gênero faz com tais criaturas. Em Only Lovers Left Alive (2013), o cultuado Jim Jarmusch testa sua mão com o mito dos mortos-vivos sedentos de sangue.

De cara, o cineasta acerta no elenco. Não dá pra ficar melhor que Tom Hiddleston e Tilda Swinton como Adão e Eva, os vampiros originais. Ao seu lado, John Hurt, Mia Wasikowska, Anton Yelchin e Jeffrey Wright.

O filme acompanha a existência solitária do casal de vampiros que, separado por um oceano, limita-se a esconder sua existência das pessoas, desfrutar da arte humana e trocar juras de amor infinito pela internet.

Jarmusch, que também roteirizou o filme, tem uma visão curiosa sobre os imortais, mais focada em entender o que aconteceria com pessoas que realmente vivessem tanto tempo - e tivessem conhecido algumas das maiores mentes da humanidade. Fica de lado todo o suspense inerente aos vampiros, que é substituído pelo fascínio com a ideia de que tais seres ancestrais talvez conheçam todas as línguas, todas as culturas e sejam versados - e podem ter influenciado e sido influenciados todas as artes.

O ideal romântico e intelectualizado do vampiro de Jarmusch é inspirador - mas suas criaturas não escapam do mesmo destino conhecido de outras já vistas no cinema: são melancólicas e soturnas, vivem famintas (ainda que racionem sangue em tempos de comida maculada por doenças) e sentem falta dos bons tempos da Idade Média, quando era tranquilo esconder os corpos devorados, algo que foram obrigados a deixar de lado no século 21.

A atmosfera criada pelo cineasta é favorecida pela música e a fotografia escura, inspirada em Caravaggio. Curiosamente, o filme lembra muito em temática também a obra em quadrinhos de Neil Gaiman, especificamente Sandman, com Hiddleston com visual de roqueiro pálido e lânguido, desinteressado pela humanidade, que chama de "zumbis" e culpa pela feiúra do mundo. As citações aos inventos de Tesla e desdém pelas nossas instalações elétricas dão um charme especial ao personagem.

Adão e Eva, ao final, parecem uma espécie de zeladores da criação artística humana, discutindo artistas e vagando metaforicamente pelas ruas vazias de Detroit, cidade esvaziada pelo colapso econômico, hoje a mais violenta dos EUA. Quando tudo terminar, os dois primeiros também serão os que apagarão as luzes. (Fonte Omelete)

Ainda não assistimos, mas assim que o fizermos, compartilhamos com você aqui no REDE VAMP! E para acompanhar lançamentos e novidades vamps, participem de nossa fanpapage no facebook e assinem nosso canal no Youtube.

Acompanhe os lançamentos de 2013, 2014 & 2015 no REDE VAMP, clique no banner abaixo

FilmesdeVampiros
Click to share thisClick to share this